Edições anteriores

 

capa-eventoO FESTIA nasce em 2010 com a realização de uma circulação independente do Grupo TIA em Canoas e cidades vizinhas, com o intuito de compartilhar a comemoração de aniversário do grupo no mês de agosto. Devido ao grande retorno do público das comunidades e da carência e necessidade de atividades artísticas nestes espaços, foi lançado em 2011 o 1º Festival, naquele período mais conhecido como Mostra Persistência e Pé na Tábua, concentrado na cidade de Canoas, sede do grupo TIA, realizada com muito esforço e o comprometimento de vários artistas e parceiros engajados, consolidando a proposta de oportunizar ações culturais conjuntas com o efeito multiplicador e alcance a toda comunidade.

Cartaz - 2º FESTIA 2012

Festia 2012

Em 2012 foi realizado o 2º Festival, com mais qualidade e abrangência de trabalhos, pois além dos trabalhos locais, houve a participação de 03 grupos nacionais. Em 2013 o 3º Festival, teve a sua primeira participação internacional, e começou a receber o apoio da prefeitura, criando uma legitimidade no calendário cultural da cidade, inclusive sendo o único Festival Internacional de Teatro na cidade, teve a participação de grupos de Pelotas, Gramado, Pernambuco e Uruguai. Em 2014 o Festival entrou com mérito para sua 4ª edição com mais de 50 propostas de interesse de participação. Entre elas, teve participação de grupos da Argentina, Maranhão e Caxias do Sul. Em 2015 o Festival contou com a participação do mago da música Jean- Jacques Lemêtre do Théâtre Du Soleil da França e grupos do México, São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Em 2016 participaram grupos da Itália, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. E uma Mostra especial de alguns grupos locais da cidade.

Atualmente a equipe se prepara para a sua 7ª edição com grupos do Peru, Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo, além da Mostra com os grupos locais.

Em todas as edições foram realizadas diversas apresentações e de caráter indispensável às atividades formativas como: oficinas e bate papos. Mais do que uma mostra de trabalhos o maior objetivo do festival é o intercâmbio entre artistas e com a comunidade para dialogar, resistir e construir um panorama melhor para a arte e a cultura. Com todas as atividades fornecidas sempre de forma aberta e gratuita para toda a população.

Cartaz - 1º FESTIA 2011

A programação é realizada por diversas localidades da cidade, no centro, parques, equipamentos culturais e em locais descentralizados, colaborando assim com o desenvolvimento sócio cultural da cidade possibilitando que todos possam usufruir de forma aberta, gratuita e inclusiva aos espetáculos, as atividades formativas e reflexivas com caráter de qualidade.

Hoje é com orgulho que constatamos que o Festival é uma referência na cidade
para o público e artistas, além do conhecimento e apoio de diversos grupos de âmbito
nacional e internacional. Até agora, foram 74 grupos, 80 espetáculos, 30 oficinas e
inúmeros bate papos. Com a participação de 12 estados e 07 países. Para um público
superior a 70 mil pessoas.

Com a realização do Festival, o grupo TIA reforça o seu compromisso de contribuir para o fortalecimento do público em geral, de grupos e coletivos culturais que visem à construção de um mundo mais justo, e para a consolidação de redes de apoio e trocas entres estes coletivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s